ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE COIMBRA

26.9.06

ESCOLINHA ACEMISTA DE FUTEBOL


A mais nova actividade da Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra foi ontem apresentada. Coordenada por Francisco Oliveira, a escolinha de futebol abrirá portas no próximo dia 2 de Outubro. Durante três dias por semana, as crianças entre os cinco e os 10 anos de idade terão oportunidade de tomar contacto com as mais elementares regras do "desporto- -rei". Para tal, o responsável irá contar com o apoio dos técnicos Vítor Manuel e José Viterbo e do ex-árbitro Ramiro Santiago.
Na conferência de Imprensa, Francisco Oliveira reconheceu que as perspectivas são boas, já que o "interesse demonstrado tem sido grande". As aulas das escolas (cinco e seis anos de idade) e dos infantis (dos sete aos 10 anos de idade) terão lugar no pavilhão existente na sede do ACM à segunda, quarta e sexta--feira entre as 17H30 e as 19H15. "Um espaço acolhedor para receber este tipo de actividades", afirmou.
O objectivo, segundo Vítor Manuel, é dar a conhecer aos jovens "o que é o futebol e as principais regras". "Não queremos que saiam daqui craques - até poderá acontecer -, mas mais ricos em termos de formação desportiva", referiu. De acordo com o técnico e actual comentador da SportTV, a formação "é um aspecto muito importante", devendo ser tida em conta nas idades com que se irá trabalhar. No fundo, e como reconheceu o coordenador, "queremos formar as crianças como pessoas".
Quem não poupou elogios ao responsável foi José Viterbo. O treinador do Sourense considerou Francisco Oliveira um jovem "que sabe e quer ensinar" os mais novos. "E, nestas idades, isso é muito importante", reconheceu.