ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE COIMBRA

19.4.10

NOTICIAS DO JUDO


A. C. M. de COIMBRA

UM SÁBADO COM MUITO JOVENS A PRATICAR JUDO
Cerca de duas centenas de jovens, entre os 6 e os 14 anos de idade, brincaram competindo, no Pavilhão da Escola Secundária de Alcanena.
PROJECTO ESPECIAL JOVEM, UM ÊXITO
Mais de uma centena de jovens, dos 6 aos 13 anos, integrados num Projecto para os judocas mais jovens, participaram num treino convívio e numa competição informal, mas muito disputada por todos os intervenientes, no Pavilhão Municipal de Alcanena.

A.C.M. presente com uma dezena de jovens das suas escolas de formação.
Partindo de Coimbra, bem cedo para um sábado, acompanhados de familiares e pelos técnicos responsáveis os jovens acemistas quiseram mostrar as suas habilidades e conhecimentos colhidas nas aulas e rumaram a Alcanena.
É sempre muito gratificante podermos assistir à confirmação e à revelação de jovens praticantes desportivos. É visualizar o futuro e é um desafio às capacidades técnicas e às qualidades humanas dos Responsáveis, na escolha do caminho certo para a formação do Homem e do Desportista.
Vasco Baptista, 8 anos; João Afonso Andrade, 9 anos; João David Fernando, 10 anos e Fábio Marques, 13 anos, alcançaram o primeiro lugar das suas categorias e escalões.
Ricardo Paredes, 6 anos; Bernardo Tralhão, 7 anos; Nuno Tomás Araújo,10 anos; João Botelho, 11 anos e Miguel Rodrigues, 13 anos, foram segundos, nas suas categorias e escalões, tendo o Miguel cedido apenas para o também acemista, Fábio Marques.
Na sua primeira experiência, fora do seu local de treino, o jovem, Diogo Raimundo confirmou as aptidões reveladas, nas aulas, tendo conseguido boas prestações, nos combates disputados, que lhe valeram o terceiro lugar.
Uma boa participação dos jovens acemistas, a quem felicitamos, enquadrados tecnicamente por Fausto Carvalho, Jorge Pimentel e José Araújo.
CAMPEONATO REGIONAL/ZONAL DE JUVENIS
No mesmo local , a tarde de sábado pertenceu aos juvenis que disputaram o Regional/Zonal de apuramento para o Campeonato Nacional do Escalão, a decorrer, no próximo dia, 2 de Maio, em Lisboa.
Uma participação de cerca de uma centena de jovens com uma presença de um número equivalente de masculinos e de femininos, o que acontece pela primeira vez e se regista, confirmando o interesse pela modalidade de um número cada vez mais acentuado de jovens do sexo feminino.
Os acemistas ,Luísa Silva e Francisco Marques, Campeões Regionais.
Luísa Silva, - 40 Kg demonstrou, mais uma vez as suas qualidades com uma prestação de grande convicção e valia técnica, vencendo a sua categoria de peso.
Francisco Marques, - 42 Kg, depois de vencer o combate correspondente à sua categoria de peso, disputou os combates que se seguiram, na categoria acima, acabando por sair vencedor e campeão regional, em ambas.
Felicitamos os novos Campeões Regionais, que tiveram o enquadramento técnico de Fausto Carvalho e Marta Amaro.
CAMPEONATO DA EUROPA, SENIOR, À VISTA
Recheada de peripécias está a deslocação dos judocas nacionais, seleccionados para o Campeonato Europeu, sénior que se realiza, a partir da próxima quinta-feira, até domingo, em Viena de Áustria.
A nuvem de cinzas que emana da erupção vulcânica da Islândia, está a criar grandes dificuldades à viagem da delegação portuguesa para Viana de Áustria,
na contingência de ter que se deslocar, por terra, num percurso de 3000 Km.
A acontecer não será nada de bom para todos, em particular para os atletas que
não irão ter o necessário tempo de repouso para a recuperação de uma viagem extenuante.
Joana Ramos, atleta e Nuno Carvalho, árbitro, judocas da A.C.M , no Europeu.
A comitiva integra dois experientes e qualificados judocas da A.C.M..
A campeoníssima, Joana Ramos, que vem demonstrando encontrar-se em boas condições técnicas, físicas e tácticas, esperando-se que confirme os bons resultados que tem vindo a alcançar nas últimas provas mundiais que lhe valem, hoje, o 11º lugar, no Ranking Mundial, da categoria, mas tendo vindo a sobrepor-se, nestas provas, a atletas melhor cotadas, no referido Ranking. Em condições normais, o pódio está ao seu alcance e nós vamos fazer uma forcinha para que aconteça.
Nuno Carvalho, recentemente promovido a Árbitro de nível Mundial, por provas prestadas, precisamente, na Áustria, mereceu a indigitação da União Europeia de Judo, E.J.U., para arbitrar, neste Europeu, sénior. Os seus conhecimentos da técnica da modalidade e a sua capacidade de aplicação das regras, conjugadas com a concentração que se impõe e consegue, no exercício da função assegurar-lhe-ão, estamos certos, uma boa prestação, pese embora as contingências da difícil viagem a que também estará sujeito.
A participação destes dois judocas, na qualidade em que o fazem, reflecte o empenho e a seriedade do trabalho que tem sido realizado e continua a realizar-se, diariamente, na A.C.M., em Coimbra, ao longo de 22 anos, na formação dos judocas e na sua preparação para a competição e para outras vertentes desportivas, a nível local, regional, nacional e internacional
OPEN DE PARIS EM JU-JITSU
Como consequência da nuvem de cinzas vulcânicas que sobrevoam a Europa a delegação portuguesa não pôde voar para Paris, onde se realizava, neste fim de semana, o Torneio Open de Ju-jitsu.
O atleta da A.C.M., Ricardo Morais, Campeão Nacional, - 81 Kg, seleccionado para participar, na prova, viu-se forçado a regressar a Coimbra, frustradas que foram as suas expectativas. Outras oportunidades irão surgir e o Ju-Jitsu da A.C.M., fará o seu percurso internacional.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



<< Página inicial