ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE COIMBRA

14.12.10

JUDOCAS DA A.C.M. DE COIMBRA, EM DESTAQUE

Torneio Memorial Mestre Joaquim Barata 2010

Organizado pela Associação Distrital de Judo de Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal de Palmela, o Torneio Mestre Joaquim Barata, é uma das provas de maior referência no panorama nacional, destinada a judocas JUVENIS, 13 e 14 anos de idade que vem alcançando prestígio crescente com o decorrer dos anos.
Pinhal Novo terra anfitriã tem acolhido os jovens judocas com todo o interesse e carinho que merecem.
No sábado foi possível ver, de novo, competir, no seu Pavilhão Desportivo, mais de uma centena de jovens judocas, alguns deles, certamente, os atletas que serão o futuro do Judo nacional, os que representarão Portugal nos grandes eventos e areópagos desportivos internacionais.

Como vem sendo habitual, no âmbito do projecto de formação que assumiu e desenvolve, há duas décadas, a A.C.M. de Coimbra fez-se representar com um grupo de quatro jovens, Luísa Silva, Fábio Marques, Miguel Leitão e Gonçalo Soares, acompanhados pelo director- seccionista e elemento do quadro técnico da Secção de Judo/Ju-jitsu, Jorge Pimentel.

FÁBIO MARQUES, VENCEDOR

Os judocas acemistas desenvolveram e praticaram um judo de boa qualidade técnica que se reflectiu nas suas prestações, no decurso da prova que lhes valeram lugares honrosos muito prestigiantes.

Na categoria de -44 Kg, Luísa Silva foi vencedora, pela máxima pontuação, no seu primeiro combate. No combate de acesso ao primeiro lugar, numa disputa em que imperou o equilíbrio, o combate terminou com igualdade de pontuação, exigindo o recurso à decisão, por parte da equipa de arbitragem, que foi favorável à atleta do Judo Clube de Lisboa, Andreia Tavares.
A judoca acemista tem ainda pouco tempo de prática da modalidade e muito menor experiência competitiva que as suas opositoras, mas o trabalho que vem realizando, permite-lhe atingir níveis de bom recorte técnico, superiorizando-se, com frequência às suas opositoras.
Ao Fábio Marques, na categoria de 60 Kg, deparou-se um grupo de atletas de muita qualidade o que tornou a sua prova muito exigente e de grande qualidade técnico-competitiva.
Vencedor dos dois combates, na pule preliminar que lhe deram acesso aos quartos de final, manteve a sua linha vitoriosa, superiorizando-se aos seus opositores, nos quartos de final e na meia final, pela pontuação máxima.
Na final, em que encontrou o algesino, Bruno Carvalho, esteve sempre em atitude dominante tendo projectado o seu opositor, em condições para alcançar, de imediato, a vitória, mas o movimento não foi contabilizado.
Seguro e com a vontade que o animava, o Fábio continuou com a sua determinação, marcou Yuko e sagrou-se justo vencedor desta aliciante contenda.

Também Miguel Leitão, na categoria de -73 Kg, esteve bem, alcançando duas preciosas vitórias, pela pontuação máxima, o que lhe permitiu ascender ao terceiro lugar da categoria. Este terceiro lugar do pódio é tanto mais significativo quanto foi difícil ao Miguel participar, com regularidade, nos treinos da semana da prova.

Gonçalo Soares, -81 Kg, na sua segunda participação numa competição desportiva, esteve bem, mas os seus argumentos não foram suficientes para ultrapassar a maior experiência dos seus opositores, registando-se o seu empenho e entusiasmo em estar presente e participar, o que muito o valoriza e lhe abre os horizontes.
Uma boa jornada, muito positiva para os jovens judocas acemistas, que recolheram três medalhas de grande significado para o seu percurso, na modalidade.

2 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial