ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE COIMBRA

8.5.08

O JUDO ACEMISTA NA QUEIMA DAS FITAS

O Judo também teve a sua Queima das Fitas.
Foi no Sábado, 3 de Maio, que o Pavilhão Multiusos recebeu o TORNEIO QUEIMA DAS FITAS 2008.
Uma longa jornada, mas vivida com satisfação e fraternidade, entre gente de Coimbra e de outras cidades do país que se encontram com frequência na vida desportiva e que sabem estar e conviver.
A organização foi naturalmente dos estudantes e do Judo da AAC.
ACM QUEIMA O GRELO E PÕE CARTOLA
A ACM recebeu o amável convite da AAC para participar nesta festa. O Judo da ACM, onde 90% dos seus atletas de Judo são estudantes da Universidade de Coimbra, e os demais, antigos estudantes e jovens que se preparam para nela ingressar, sempre viveu a Queima das Fitas, como um momento especial.
Daí o acolhimento imediato do convite, também como reconhecimento aos organizadores do Torneio.
Pela manhã decorreu o Torneio de Veteranos para judocas com idade superior a 30 anos. A ACM apresentou uma equipa de judocas entusiastas, alguns do seu corpo técnico:
ANTÓNIO FIGUEIREDO, NUNO CARVALHO, VICTOR PEREIRA, RICARDO MORAIS, A.ANDRÉ ALVES e ALAIN MASSART.
A prova foi disputada em quatro categorias de peso (- 66 kg; - 73 kg; - 81 kg; + 81 kg).
No seu primeiro encontro a ACM defrontou os veteranos da AAC, terminando o encontro com a vitória dos “jovens” acemistas por três vitórias a zero. No segundo encontro os “jovens” da ACM defrontaram a “Juventude” de Miranda do Corvo, saindo vencedora a equipa da ACM por quatro vitórias a zero.
Os “jovens” veteranos da ACM de Coimbra sagraram-se os Campeões deste Torneio da Queima das Fitas, 2008, nesta Queima de Novo Figurino.
À tarde disputou-se a prova de Equipas Sénior e também a ACM apresentou os seus atletas de maior referencia, entre eles, JOÃO NETO, CAMPEÃO EUROPEU, tendo sido esta a sua primeira participação em provas, depois de alcançar o título de Campeão da Europa, no passado dia 12 de Abril.
Mas os “Jovens” veteranos dispuseram-se a participar, também eles, nesta prova destinada a Seniores, equipas principais, e constituíram a EQUIPA, B da ACM.
Assim, a EQUIPA, A foi constituída por:
- RUI FERNANDES, RICARDO LOPES, DIOGO COUTO, PEDRO ANTUNES, FRANCISCO FRAGA, JOÃO NETO, HUGO ÂNGELO E SÉRGIO MORAIS.
A EQUIPA, B a equipa vencedora da prova de veteranos.
Eram 9 as equipas participantes sendo agrupadas em 2 Poules. A Equipa ACM, A com o L.G.C. (Lisboa Ginásio Clube); AAC, B e Santarém, A. A Equipa ACM, B com a AAC, A e Santarém, B; Casa do Povo de Miranda do Corvo e O.S.J. (Oficinas de S. José de Lisboa).
A Equipa da ACM, A venceu todos os seus encontros com os resultados de 3 vitórias contra 2 e 30 pontos contra 13, frente ao L.G.C; 5 vitórias a zero, 47 pontos a zero, frentes à AAC, B e 4 vitórias a zero, 41 pontos contra 1, perante Santarém, A, apurando-se para a meia-final, saindo em 1º lugar na sua poule.
Por ser lado a Equipa ACM, B venceu por 3 vitórias contra 2 a AAC, A; por 5 vitórias a zero, Santarém, B; por 5 vitórias a zero a Casa do Povo de Miranda do Corvo; e por 3 vitórias contra 1 a equipa dos O.S.J., saindo em 1º lugar da Poule, apurada para a meia-final.
Na meia-final a ACM, A encontrou-se com a equipa, O.S.José, 2ª da Poule contrária e ACM, B, defrontou a equipa do L.G.C. 2ª da Poule da ACM, A.
Combates muito disputados e com grande entusiasmo dos competidores e do público assistente com a vitória e passagem à final da equipa da ACM, A, por 3 vitórias contra 1 e com a cedência da ACM, B perante a forte equipa do L.G.C., mas por apenas 2 vitórias contra 3 da equipa adversária.
Uma final entusiasta se aproximava e repetição do encontro da Poule. ACM, A e L.G.C.
Pelos acemistas participaram.
- Em – 66 kg, o Júnior, Ricardo Lopes que, num combate muito emotivo e cheio de querer, saiu vencedor por YUKO (5 pontos), conseguido muito perto do final do combate.
- Em – 73 kg, Diogo Couto, resolveu a contenda com um belo movimento técnico, no início do combate, vencendo por IPPON (10 pontos).
- Em – 81 kg, Francisco Fraga, haveria de ceder por WASARI (7 pontos), mas realizando um combate de grande nível e muita vontade.
- Em – 90 kg, João Neto, defrontou e venceu por KOKA (3 pontos) o jovem e aguerrido Hugo, mas logo no inicio do combate sofreu uma luxação num dedo do pé que o inibiu de mostrar a qualidade de competidor que havia transmitido ao longo de toda a prova.
A vitória já era da equipa da ACM, A e, no último combate o consagrado, António Costa venceu o acemista Sérgio Morais por IPPON (10 Pontos).
A vitória final para a ACM, A, por 3 vitórias contra 2 e 18 pontos contra 17.
Foi uma jornada de Queima em que averbando a vitória em Veteranos e em Seniores a ACM ainda subiria ao pódio em Seniores, pelo voluntarismo e espírito judoca e acemista da equipa de veteranos, ACM, B, que alcançou o 3º lugar.
ANTOINE MASSART, ESPERANÇA, 9º NA REPÚBLICA CHECA
Domingo, 4 de Maio, ANTOINE MASSART, integrando a Selecção Nacional de Esperanças, integrando a Selecção Nacional de Esperanças, participou no Torneio da República Checa, a pontuar para o Ranking do escalão.
No seu primeiro combate venceu por YUKO, um atleta ucraniano (yuko) e, no segundo, um atleta alemão (koka). No seu terceiro combate defrontou um outro judoca alemão, que seria o vencedor da prova, acabando por ceder por 3 KOKAS contra 1 KOKA. No quarto combate cedeu por YUKO contra um judoca ucraniano que foi 3º na prova.
Um bom teste para o Torneio de Berlim que se segue, no próximo fim de semana.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial