ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE COIMBRA

20.2.08

NOTICIAS DO JUDO ACEMISTA


JUDOCAS TRAZEM 5 TÍTULOS PARA A A.C.M.
3 PRIMEIROS E 2 SEGUNDOS NUM “DURO” FIM DE SEMANA

O Pavilhão do Estádio Universitário de Lisboa esteve durante o passado fim-de-semana ao serviço do Judo.
No Sábado, o Campeonato Nacional de Esperanças foi o prato forte. Próximo de duas centenas de Jovens Judocas mostraram as suas capacidades competitivas na modalidade.
Também os jovens acemistas, FILIPE LOPES, -42 kg, EDUARDO SILVA, -46 kg, GONÇALO LOPES, -50 kg, GUSTAVO ANDRADE, -60 kg, ANTOINE MASSART, -73 kg e TERESA SILVA,-52 kg, participaram nesta primeira grande amostra da competição desportiva da modalidade.


ANTOINE MASSART, CAMPEÃO NACIONAL

Na sua nova categoria de, -73 kg, o Judoca Acemista Antoine Massart, realizou uma prova com prestações muito positivas, vencendo todos os combates pela pontuação máxima até ao apuramento para a final da categoria.
Um bom desempenho na final, onde foi sempre superior técnica e tacticamente, sem necessidade de arriscar dado que, pelo desenrolar do combate só um incidente o impediria de alcançar a vitória.
Seria vencedor da final contra um adversário que muito contribuiu para o bom nível técnico-competitivo do combate o que também valorizou a vitória do Antoine, o primeiro Acemista a alcançar o Título de Campeão Nacional, neste inicio de 2008, no primeiro Campeonato Nacional realizado no ano.

FILIPE LOPES E EDUARDO SILVA, VICE-CAMPEÕES NACIONAIS

Em -42 kg, Filipe Lopes, esteve muito bem no primeiro combate, até se distrair, convicto que tudo iria dar certo, e ser surpreendido pelo seu opositor de há 15 dias no Regional Centro que vencera. Agora, e é esta a grande magia do desporto, o Vice-Campeão Regional, o academista Alexandre, venceu o Campeão Regional.
Depois foram mais três combates com a concentração exigida, vencidos pela pontuação máxima, com boa execução técnica, chegando à medalha de prata com todo o mérito.

Em -46 kg, Eduardo Silva, esperava dificuldades. Foi superando os adversários vencendo a sua poule, com boas prestações de índice técnico. Na meia-final foi muito seguro e resolveu o combate com muita determinação encontrando-se na final com o farense, Gonçalo Mansinho.
Num combate técnica e tacticamente bem disputado o Eduardo não conseguiu superar o judoca algarvio, com uma condição física acima do normal, o que implica, certamente, uma grande entrega e horas de treino complementar. O Eduardo, no fim do tempo regulamentar, estava em desvantagem e a medalha de prata alcançada, demonstra que foi possível superar uma situação desportivamente, algo critica e regressar aos bons momentos com condições para melhorias.

Em -60 kg, Gustavo Andrade, iniciou bem a sua prestação, vencendo o primeiro combate. No segundo, um incidente físico levou-o a abandonar a prova, quando tinha possibilidades de se alcandorar a um lugar do pódio.

Em femininos, Teresa Silva, lutou bem, vencendo dois combates, cedendo na repescagem no combate que dava acesso à disputa do 3º lugar.

No Domingo, às 8 horas da manhã iniciaram-se as primeiras movimentações do Torneio Nacional da Federação Portuguesa de Judo (F.P.J.) com a pesagem dos atletas, a que se seguiu o sorteio das primeiras categorias a disputar, com a prova a iniciar-se às 10,00 horas.
Os Acemistas Ana Sousa, -52 Kg, Joana Rodrigues,-57 kg, Pedro Antunes, -73 Kg, Filipe Dias e Francisco Fraga, -81 Kg, e Hugo Ângelo, + 100 Kg, mais uma vez levaram a ACM aos lugares mais destacados.

ANA SOUSA E HUGO ÂNGELO OS MELHORES NAS SUAS CATEGORIAS

Em -52 kg, ANA SOUSA, atleta ainda júnior, venceu com autoridade as suas opositoras na poule preliminar, defrontando na meia – final a experiente Patrícia Simões do C.P. Juncal. Com um movimento de qualidade técnica, a ANA venceu o combate também pela pontuação máxima, apurando-se para a final onde encontrou a experiente Catarina Correia, atleta com bons recursos, táctica e tecnicamente, sempre difícil de defrontar. Com dois movimentos merecedores de atribuição de resultados técnicos, a ANA venceu mais esta final, por “Yuko”, 5 pontos, alcançando o seu primeiro título, em 2008.
Na categoria acima dos 100 kg, HUGO ÂNGELO manteve a superioridade no peso, vencendo três combates da poule preliminar, com um ponto de ouro, no primeiro realizado.
Aqui se refere que os atletas da categoria entraram a frio, mais de duas horas depois do inicio da 2ª fase da prova e quando se aguardava que fosse outra a categoria a iniciar esta fase, conforme informação colhida cerca de uma hora antes.
Na meia-final o HUGO desembaraçou-se com facilidade do judoca Açoreano Michael Chaves, apurando-se para a final, onde defrontou João Ramos do Sport Algés e Dafundo (SAD), combate que se afigurava com grau de qualidade acrescido.

O HUGO desenvolveu bem a condução do combate vencendo com mérito, demonstrando segurança e oportunidade, nos momentos decisivos do combate, na obtenção dos resultados técnicos que lhe asseguraram mais um título, também a começar bem, o ano de 2008.
Ainda em femininos, JOANA RODRIGUES, teve um bom inicio disputando a meia – final com a algesiana, Laure Fournier, onde a JOANA não esteve bem. Na disputa do acesso ao 3º lugar e embora com uma prestação de grande empenho, não conseguiu superar a algarvia, Sara Santos.
Também em masculinos, PEDRO ANTUNES, - 73 kg, júnior, esteve bem, vencendo o primeiro combate, numa categoria com 36 participantes. No segundo combate onde defrontou o experiente atleta, João Dias das Oficinas de São José de Lisboa, deu sempre grande réplica até ao final do combate, mas o seu opositor venceu o encontro.
Em -81 kg, FRANCISCO FRAGA, a iniciar estas andanças, esteve em grande plano. Numa categoria com 28 participantes, foi disputar o 3º lugar, após prestações de grande qualidade, nos três combates disputados nas eliminatórias que lhe deram acesso a discutir o acesso à final, que não conseguiu alcançar.
A experiência dos seus opositores da meia-final e da disputa do 3º lugar não permitiu que, apesar do seu empenho, o FRANCISCO, subisse ao pódio, na primeira prova nacional que disputou.
O 5º lugar é um lugar de honra merecido e que assenta bem ao FRANCISCO pela sua qualidade técnico – competitiva demonstrada, perante atletas com muita experiência de competição desportiva.
FILIPE DIAS, não foi feliz contraindo uma lesão no início do seu primeiro combate que o impediu de prosseguir na prova.

Os judocas acemistas foram enquadrados e orientados tecnicamente pelos técnicos Fausto Carvalho e Alain Massart.
Arbitraram os acemistas, Nuno Carvalho e Jorge Pimentel, nesta jornada de mais um fim de semana de judo.

Pelos resultados alcançados em ambas as provas os
Acemistas e a ACM estão de parabéns.

JOANA RAMOS NA HUNGRIA

Também no panorama internacional a ACM, através da atleta, JOANA RAMOS, esteve em acção na TAÇA DO MUNDO DA HUNGRIA.Na categoria de -57 kg, a JOANA iniciou a prova com uma vitória clara sobre a sua opositora Alemã. Seguiu-se a Húngara, 3ª Mundial que, embora a jogar em casa, viu-se obrigada pela JOANA, e dada a sua boa prestação, a disputar o Ponto de Ouro, onde a JOANA acabaria por ceder e quedar-se por ali, dado que a atleta Húngara, no combate seguinte, não superou a atleta Japonesa. O sorteio não foi favorável, mas a JOANA continua a sua marcha visando PEQUIM, disputando, no próximo fim de semana, a Super Taça do Mundo de HAMBURGO, juntamente com o seu companheiro acemista, JOÂO NETO que só uma catástrofe impedirá que bise a sua participação nos Jogos Olímpicos, agora PEQUIM, 2008.

1 Comentários:

  • oi eu nao to achando oque proucuro e um trabalho sobre acemista
    vale ponto 6

    Por Anonymous Anónimo, Às 8:39 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial