ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE COIMBRA

10.10.06

À ESPERA DE UMA EXPLICAÇÃO DA ASS. DE JUDO DE COIMBRA

TRANSCRIÇÃO DE CARTA ENVIADA PELA SECÇÂO DE JUDO DA ACM À ASS. DE JUDO DE COIMBRA

Participação dos judocas da A.C.M. de Coimbra em provas nacionais, durante o ano de 2005. Comparticipações financeiras da Federação Portuguesa de Judo e da Associação Distrital de Judo de Coimbra.

Pedido de pagamento.

I – NORMAS ADMINISTRATIVAS PARA 2005, DA F.P.J..

1. Através da circular nº007/05 de 11 de Janeiro de 2005, a Federação Portuguesa de Judo divulgou um documento sob o título “NORMAS ADMINISTRATIVAS PARA 2005”.

1.1. No seu ponto 6, das referidas Normas, dispõe-se que:

Os atletas, árbitros e um delegado por Associação, serão subsidiados pela F.P.J. de acordo com a tabela em vigor, elaborada em função das tarifas de transporte da C.P., em 1ªclasse, nos comboios regionais e intercidades e da estadia no Centro de Estágio da Cruz Quebrada, de acordo com as folhas de provas e de presença.”

1.2. A F.P.J. elaborou uma tabela considerando o local da realização da prova e se é realizada ao Sábado ou ao Domingo, sendo diferentes as respectivas comparticipações.

2. Os atletas que participam nas Provas Nacionais fazem-no a expensas do Clube que representam e pelo qual estão filiados na Federação Portuguesa de Judo – F.P.J..

3. Ao contrário do que faz para com os árbitros, a quem paga directamente contra documento de quitação, a F.P.J., envia as verbas correspondentes aos subsídios a atribuir pela participação dos atletas, nas referidas provas, às Associações Distritais em que os respectivos Clubes estão filiados. São pois VERBAS CONSIGNADAS, para suporte àquela actividade específica.

3.1. Tratando-se de subsídios aos atletas cujos encargos para participarem em Provas Nacionais são suportados pelos Clubes/ Colectividades onde os atletas exercem a sua prática desportiva, e sendo verbas destinadas especificamente para esse fim, às Associações Distritais só caberá direccioná-las para os clubes representados pelos atletas, logo que a F.P.J. procede ao seu pagamento.

3.2. Dar-lhes outro fim é ilógico, é injusto, é imoral, é irregular e é prejudicar o trabalho dos clubes que não dispõem de outras receitas que não sejam as que resultam das reduzidas quotizações, colheita irrisória para quem se encontra envolvido na Competição Desportiva, como sabe.

4. Desde o final do 4ºtrimestre de 2005, que responsáveis da A.C.M. foram interpelando os Senhores Presidente da F.P.J. e Director para a Alta Competição, sobre os inconvenientes e as dificuldades que a A.C.M. estava a ter por não receber as verbas que lhe cabiam, neste domínio, referentes a 2005, ao que foi sendo respondido, sem certezas mas com alguma probabilidade, que já havia sido pago uma parte.

5. Este périplo decorreu até Março de 2006, quando a A.C.M. solicitou, por escrito, à F.P.J. informação sobre o assunto, abrangendo todo o ano de 2005, ao que a F.P.J., também por escrito, informou a Associação Distrital de Judo de Coimbra, como se esta não soubesse, que ainda não pagara quaisquer subsídios relativos a esta questão e ao ano de 2005, contrariando, em absoluto, o que anteriormente fora sido dito verbalmente.

A F.P.J. deu a conhecer o teor da informação dada à A.D.J.C., à A.C.M. pelo ofício de 23 de Março de 2006.

6. Apesar dos problemas financeiros que, da situação, resultavam para o Judo e para os judocas da A.C.M., só em 14 de Julho, a A.C.M. solicitou, mais uma vez, à F.P.J. a resolução do problema.

7. Por oficio de 24 de Julho, a F.P.J. informou a A.C.M. que já havia enviado as verbas referidas à Associação Distrital de Judo de Coimbra.

II – NORMAS ASSOCIATIVAS – CALENDÁRIO 2005 – SUBSÍDIOS DA A.D.J.C.

1. Pelo documento de refª80-JF-2004-Clubes, de 13/12/2004, a Associação Distrital de Judo de Coimbra divulgou:

a) Normas Associativas da Associação para 2005;

b) Calendário Associativo, Zonal e Nacional para 2005;

c) Mapa de Subsídios para 2005 – Clubes e Árbitros.

    1. Quanto ao Mapa de Subsídios para 2005 diz:

    “Subsidio de participação em Provas”

    • Campeonato Nacional Seniores e Juniores 120,00 euros
    • Restantes Provas organizadas pela F.P.J. (calendário nacional) com excepção das provas a realizar em Coimbra 50,00 euros
  1. A A.D.J.C., até ao momento não satisfez à A.C.M., quaisquer das importâncias que lhe cabem, pela participação nas Provas referidas em 1.1, em todo o ano de 2005.

III – PELO QUE REQUEREMOS:

1. Que a Associação Distrital de Judo de Coimbra, envie à A.C.M., as verbas que recebeu da F.P.J., há, no mínimo três meses, correspondentes à participação em Provas Nacionais, dos atletas do Judo, da A.C.M., relativas ao ano de 2005 (de Janeiro a Dezembro), verbas consignadas e que a A.D.J.C. não deve, por não ter o direito de o fazer, reter por mais tempo, em claro prejuízo para o trabalho que se realiza e se quer, sempre, melhorar.

1.1. Quaisquer motivos que se invoquem para o atraso que se constata não colhe, dado que tais verbas têm um destino especificado pela Normas Administrativas da F.P.J. e não podem por isso ser, eventualmente, desviadas para outros fins, que aliás nunca terão justificação que se sobreponha à prática desportiva efectiva, designadamente a competição desportiva, o apoio aos atletas que são a razão de ser disso mesmo, da competição e da própria estrutura federada.

2. Que a Associação Distrital de Judo de Coimbra, envie à A.C.M. as verbas que assumiu atribuir aos clubes enquanto “subsidio de participação em provas”, relativas ao ano 2005, conforme compromisso constante do oficio de refª80-JF-2004-Clubes, de 13/12/2004, anteriormente referido.

3. Esta atitude da A.D.J.C. e da própria F.P.J., traduz bem o desrespeito pelos atletas e clubes seus filiados, penalizando aqueles que mais trabalham e participam nas actividades desportivas federadas, com a agravante de estarem mais afastados dos locais onde as Provas Nacionais se realizam, em relação aos outros.

Na expectativa de que o assunto seja tratado com a exigível preocupação e celeridade, apresentamos respeitosos cumprimentos e as nossas Saudações Acemistas.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial