CAMPEONATO NACIONAL UNIVERSITÁRIO EM COIMBRA
Judocas da A.C.M., Campeões Nacionais
No Pavilhão, Multiusos, em Coimbra, decorreu, este domingo, 8 de Março, o Campeonato Nacional Universitário da modalidade do Judo, que teve como aliciante ser prova exigível para a participação dos atletas classificados, nas UNIVERSÍADAS. Fica- se a aguardar que os Responsáveis tutelares do Desporto Universitário, em articulação com o(s) competente(s) Departamento(s) governamental(is),não frustrem o empenho e as expectativas dos atletas e de todo o movimento associativo que lhes dá o necessário suporte, no dia a dia.
Ana Sousa, Sérgiu Oleinic e Pedro Antunes são Campeões Nacionais
Prova para atletas Universitários e do Ensino Superior, em geral, reuniu desportistas de diversas Academias do País.
Previa-se a participação de cerca de uma dezena de Acemistas , mas, ou devido à condição de alunos ,em Erasmus, ou por ataque gripal, ou em recuperação de lesão, foram três os jovens atletas da A.C.M., estudantes da Universidade de Coimbra, que disputaram as categorias de -52kg (femininos) , -66kg e -81kg (masculinos).
Em -52kg Ana Sousa, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade, Coimbra, defrontou e venceu, pela pontuação máxima, as suas opositoras, Inês Cunha, da U.P. e Patrícia Simões da U.L., demonstrando o seu bom momento de forma, com a execução de movimentos técnicos de qualidade e eficácia. Sagrou-se, com naturalidade, campeã nacional universitária.
Em -66kg,Sérgio Oleinic, estudante da Faculdade de Letras da Universidade , Coimbra iniciou a sua prova vencendo o portuense, do I.P.P.,Fernando Andrade por Ippon. Nas meias-finais defrontou, Francisco Bernardo, da AEFCML, vencendo, igualmente por Ippon, com a execução de um bonito movimento técnico. A Final era aguardada com boas expectativas. O seu adversário, João Rodrigues da U.N.L., que vinha realizando uma prova excelente, é atleta com muita experiência competitiva, que algumas vezes se desloca a Coimbra, por razões sentimentais, e treina na A.C.M..O Sérgio foi confiante para disputar o combate da final e demonstrou sempre que era a vitória que pretendia. Controlou o combate e marcou a vantagem de Yuko, antes de executar o gesto técnico que valeu Ippon, alcançando o título de, campeão naciona universitário.
Em -81kg, Pedro Antunes, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, começou por vencer, Diogo Godinho, da A.A.U.L.H.T.,pela vantagem técnica de Wazari. Nos quartos de final defrontou o açoriano, Miguel Medeiros, da A.A.U.AÇ.,
atleta muito poderoso, que venceu pela vantagem máxima, Ippon. Nas meias-finais venceu, João Fernandes, da A.A.C.,Academia da Universidade de Coimbra, também por Ippon .Na final teve como opositor o espanhol, Eduardo Perdono, da A.A.C. Com a
sua concentração em ponto alto, o Pedro, conduziu bem o início do combate e, num ataque muito forte projectou, em Ippon , o seu oponente, sagrando-se campeão nacional universitário.
Os judocas da A.C.M., como todos os que são estudantes da Universidade de Coimbra, representaram a sua Universidade, através da A.A.C., de cuja Academia fazem parte.
Por que os atletas o merecem e se tratou de um Campeonato Nacional Universitário seria de esperar um bem diferente quadro de árbitros. A jovens árbitros ou a árbitros com tão pouca prática reconhecida não se pode, porventura, exigir mais, mas teriam que ser enquadrados por árbitros com mais experiência e qualidade técnica, para se evitarem erros clamorosos que, alguns deles, desvirtuaram e outros, poderiam ter desvirtuado a verdade desportiva do resultado alcançado. E, no recinto, encontravam-se alguns desses árbitros,designadamente internacionais. Com estes presentes e, ou outros do mesmo nível estavam aqueles mais apoiados e teriam melhores prestações, alguns dos intervenientes.
Também os Regulamentos apontam para que as equipas de arbitragem sejam constituídas por árbitros não afectos (clubes) aos atletas, em cada combate em que participam.
Ora, combates houve arbitrados por dois árbitros afectos a um dos competidores, o que, a dada altura gerou confusão e troca azeda de argumentos.
Tais situações eram, naturalmente, evitáveis com uma organização mais cuidada.
Ana Sousa e Sérgio Oleinic, convocados para Málaga
No próximo fim de semana, os judocas da A.C.M., Ana Sousa e Sérgio Oleinic, disputarão o Troféu Internacional “cidade deMálaga”,convocados pela Federação Portuguesa de Judo, esperando-se, dada a boa condição técnica e física que apresentam, resultados positivos das suas prestações.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial