ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE COIMBRA

25.10.06

JUDO EM NOTICIA


JUDO – CAPEONATO NACIONAL DE EQUIPAS, SENIOR

MENINAS DA ACM, BI-CAMPEÃS NACIONAIS

Decorreu em Lisboa, no Pavilhão do Estádio Universitário de Lisboa, o Campeonato Nacional por Equipas, Sénior.

Como vem acontecendo com certa regularidade, há mais de uma década, a A.C.M. esteve presente em Femininos e Masculinos.

As judocas acemistas haviam sido Campeãs Nacionais em 2005 e apostavam na revalidação do título. Na certeza de uma baixa acentuada, Marta Amaro, as acemistas sentiam, apesar disso, a vontade de participar. Essa vontade foi reforçada com a disponibilidade da judoca inglesa Kate Walker, presente no estágio federativo de Agosto, no Algarve, devido aos laços afectivos com amigos dos responsáveis pelo Judo da A.C.M. Trata-se de uma judoca no seu primeiro de Júnior, daí com grande margem de progressão, mas que foi também importante na estruturação da equipa para os quatro encontros disputados, juntando-se às conhecidas acemistas, Ana Sousa, há 15 dias 9ª no Campeonato Mundial, Júnior, também no primeiro ano do escalão que são 3, Joana Rodrigues, atleta também Júnior, 2º ano e a medalha de bronze, no Campeonato Europa, sub. 23, em 2004, a consagrada Joana Ramos.

Nos quatro encontros disputados, as acemistas venceram os primeiros três encontros pela margem de 3 vitórias contra uma das opositoras, AAC, 1º encontro; Judo Clube Lisboa, 2º encontro e ULTH (Universidade Lusófona), 3º encontro.

No último encontro que decidia o primeiro e o 2º lugares, a grande final, a A.C.M. defrontou o Clube Naval do Funchal, que integrava a grande figura olímpica da A.C.M., no seu percurso de desportista de alto rendimento, Sandra Godinho.

A A.C.M. apostou nas suas judocas e o técnico, Dr. Fausto Carvalho, com a concordância de toda a equipa definiu uma táctica de estruturação da equipa que resultou em pleno. A A.C.M. venceu de novo por 3 vitórias e 30 pontos, contra uma vitória e 10 pontos da equipa da Madeira, renovando o título, sagrando-se Bi-Campeã Nacional, classificando-se o Clube Nacional do Funchal, em 2º lugar (Vice-Campeã) e o Judo Clube de Lisboa, em 3º lugar, numa prova que se regista pela participação de 5 clubes e grande entusiasmo na disputa dos encontros, quer por parte dos atletas, quer pelo público.

De registar ainda a pouca dimensão de notícia dada à prova pelos jornais desportivos, comparativamente com a prova masculina que deixa transparecer algo de pouco abonatório, num processo que se quer de promoção e divulgação da prática desportiva direccionada para a mulher, e esta prova teve qualidade de participação merecedora de um olhar mais equitativo e promocional.

SORTEIO MADRASTO PARA OS MASCULINOS

SISTEMA DE APENAS DOIS CABEÇAS DE

SÉRIE INGRATO E INJUSTO

Em Masculinos, os acemistas tiveram, como outras equipas, um sorteio madrasto.

No quadro A, de 8 equipas, 5 eram e são sempre sérios candidatos ao pódio.

No quadro B, de 7 equipas, apenas 2 se encaixavam nesse grupo.

Tal facto levou a que a A.C.M. defrontasse, no primeiro encontro a equipa C. Salesianos de Lisboa, Campeã Nacional, 2005.

Encontro muito disputado, grande entrega por parte dos atletas e entusiasmo geral.

A vitória sorriu por 3-2 ao C. Salesianos que venceu, no encontro seguinte o SAD (Sport Algés e Dafundo), equipa também com credenciais para o pódio e várias vezes Campeã Nacional. Daqui resultou o 1º encontro de repescagem entre a A.C.M. e o SAD.

De novo grande entusiasmo, muito equilíbrio nos combates disputados, mas os acemistas, estando bem nalguns, tiveram momentos inoportunos de desconcentração, permitindo aos adversários pequenas vantagens sempre difíceis de recuperar, mas aumentando o seu número de vitórias.

Assim o resultado de 2-4 favorável ao SAD, pode não ser demonstrativo desse equilibrio, mas o resultado pontual sim, 25 pontos do SAD, contra 20 da A.C.M.

E assim os judocas acemistas quedaram-se em posição nada compatível com o seu mérito, o mesmo sucedendo ao CCD Pragal e SAD.

Para que distorções destas não aconteçam, fácil é amenizá-las com a readopção do sistema de quatro cabeças de série, que permitirá uma maior justiça no processo competitivo que, seja qual for se aceita, mas que se deseja motivador para todos os participantes e o mais ajustado possível.

Os parabéns aos Bi-Campeões Nacionais, os salesianos de Lisboa e demais classificados, Lisboa Ginásio Clube, Vice- Capeão, ULHT e JC Lisboa, 3ºs lugares.

Os judocas da A.C.M. foram acompanhados pelos técnicos Dr. Fausto Carvalho e Alain Massart, tendo arbitrado os acemistas, Nuno Carvalho, árbitro internacional e Jorge Pimentel, árbitro de elite.

ACEMISTAS EM FORMAÇÃO

No Sábado e Domingo, Rita Pimentel e Ricardo Morais iniciaram o Curso de Monitores de Judo, alargado a praticantes do Ju-jitsu, organizado pela Associação de Judo do Distrito de Santarém, tendo em vista a permanente acção formativa dos acemistas e a sua consolidação nas áreas da sua intervenção.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial