ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE COIMBRA

27.6.09

FESTA CONVIVIO NA ACM



Quinta – feira, 18 de Junho foi a data que marcou, em 2009, a festa de final de Época Lectiva, organizada pela Secção de Judo – Jujitsu da ACM e que assegurou a 22 ª edição, nos 21 anos, a caminho dos 22, de vida da Secção.
No final da tarde pudemos observar mais de uma centena de jovens praticantes a demonstrar as suas “habilidades” no tapete, com uma “competição” convívio a que se seguiu a imposição de novas graduações.
Os pais, familiares, amigos e convidados foram aplaudindo as práticas destes jovens, com idades a partir dos 4 anos, interagindo com a sua alegria.
Seguiu-se, no início da noite, no restaurante da ACM, o habitual jantar convívio com a presença de 96 participantes o que é representativo do vigor dos praticantes e responsáveis da secção, pela adesão natural e animada de todos a um projecto desportivo, mas essencialmente, de cidadania.
Foi o momento para se fazer o balanço de mais um período de abundante e exigente trabalho e foi possível sentir a satisfação pelos objectivos alcançados, concluídos, nos últimos dias com a obtenção do titulo de Campeão Nacional de Juvenis, conseguido por Rui Silveirinha, pelo 1º lugar alcançado no Torneio de Equipas Juniores do Sporting Clube de Portugal e do titulo de vencedora da Taça do Mundo de Lisboa, por Joana Ramos e o seu 5º lugar, na Taça do Mundo de Madrid, uma semana depois.
A presença de todos e as mensagens deixadas, expressaram os agradecimentos ao Corpo Técnico, Dirigentes e Colaboradores pelo esforço desenvolvido e pela competência, suportes do trabalho visível.
A Secção de Judo – Jujitsu a todos agradece e felicita.

OPEN SENIOR DE CASTELO BRANCO

Ricardo Lopes e Pedro Antunes foram os jovens judocas, ainda juniores, que participaram na prova realizada e organizada pela Associação de Judo de Castelo Branco.
Com a participação, nas respectivas categorias de peso de um bom número de
competidores realizaram boas prestações alcançando o objectivo mais importante, realizar o maior número de combates, e conseguiram-no.
Ricardo Lopes, - 66Kg, com cinco combates realizados, saiu vencedor de três deles, alcançando um meritório 5º lugar, entre atletas juniores e seniores, com um combate muito equilibrado na disputa para a atribuição do 3º lugar.
Pedro Antunes, - 81 Kg repetiu a realização de cinco combates, vencendo três deles, alcançando também um meritório 5º lugar, defrontando atletas, seniores, com uma bem maior experiência acumulada.
Estão de Parabéns o Ricardo e o Pedro e após este pequeno intervalo que fizeram no seu período de exames, nas Faculdades de Medicina e de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, desejamos – lhes também e sobretudo muitos sucessos na sua vida Académica.
A Secção de Judo/Jujitsu
Fausto Carvalho

9.6.09

JORNADA DE OURO PARA O JUDO DA ACM

A judoca conimbricense da Associação Cristã da Mocidade alcançou, no passado Sábado, dia 6 de Junho, a medalha de Ouro na edição de 2009 da Taça do Mundo de Lisboa, torneio integrado no Circuito Mundial de Judo, onde participam as melhores judocas mundiais.
De regresso à categoria de -52 Kg, onde obteve os mínimos para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Joana Ramos não deu qualquer hipótese às adversárias que se lhe opuseram, vencendo todos os quatro combates de forma mais que convincente, sendo que três deles foram ganhos pela vantagem máxima (IPPON), incluindo o da final.
Joana Ramos iniciou a sua competição ante a espanhola Laura Gomez e, apesar de ter começado a perder por YUKO, conseguiu dar a volta ao resultado, imobilizando a judoca do país vizinho durante 25 segundos, vencendo assim pela vantagem máxima (IPPON).
No segundo combate do dia, a adversária de Joana Ramos foi a alemã Riccarda Rau, atleta que entrou no combate claramente com intenções defensivas, conhecedora do bom Judo praticado pela adversária lusa. Fruto dessa atitude mais defensiva, a atleta germânica acabou por ser castigada por duas vezes, dando assim a vitória à Joana no final dos 5 minutos de combate.
Já na Meia-final, Joana Ramos encontrou Delphine Delsalle, a representante francesa na categoria. Conhecidas pelo seu Judo muito forte a nível técnico e táctico, as atletas francesas são sempre consideradas favoritas em qualquer competição. Ainda assim, a judoca da A.C.M. não se mostrou minimamente intimidada e mostrou toda a sua classe e valia técnica, aplicando uma técnica de estrangulamento à judoca gaulesa, obrigando-a a desistir, obtendo, ao fim de 1 minuto de combate, a vitória e consequente passagem à tão desejada Final.
No combate final, Joana Ramos defrontou a brasileira Raquel Silva, judoca que atingiu a Final depois de vencer todos os combates pela vantagem máxima (IPPON). Esperava-se um combate muito difícil e equilibrado. Joana Ramos, que desde o início do combate deu mostras de estar melhor do que a adversária, ao fim de 2 minutos de combate, com uma projecção espectacular, venceu por IPPON a Final da categoria de -52 Kg, sagrando-se campeã da Taça do Mundo de Lisboa 2009, e deixando todo o pavilhão ao rubro.
A medalha de Ouro na Taça do Mundo de Lisboa 2009 é, para Joana Ramos, um resultado mais do que merecido, após um período de alguma indefinição, no que respeita à sua categoria de peso. Relembre-se que a judoca conimbricense da A.C.M. se sagrou Campeã Nacional de Seniores na categoria de -57 Kg nos dois últimos anos e obteve várias medalhas em torneios internacionais nessa categoria de peso.
Regressou, assim, à sua anterior categoria de peso e com os grandes resultados a que nos havia habituado, tendo tido o apoio, durante a competição, do seu treinador Fausto Carvalho e de muitos colegas de treino da ACM, entre eles João Neto e Ana Sousa.
Esta medalha de Ouro é fruto de um grande espírito competitivo e de sacrifício da judoca, e de um grande trabalho ao nível do treino técnico e táctico realizado no clube, sendo o seu Treinador, Fausto Carvalho, o grande responsável.
PARABÉNS JOANA!