ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE COIMBRA

22.2.10

JOANA RAMOS CONTINUA EM GRANDE

JOANA RAMOS, judoca da A.C.M., alcançou a medalha de Prata no IJF Grand Prix Duesseldorf 2010.
Dada a classificação internacional dos Grand Prix, Joana Ramos, subiu da 18ª para a 14ª posição no Ranking Mundial.acima do meio da tabela que apurarará os Atletas que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Com este resultado, JOANA RAMOS numa fase de acentuada evolução técnica e táctica, como vem demonstrandonas suas recentes participações internacionais, Taça do Mundo de Budapeste, Medalha de Bronze e agora, no Grand Prix de Dusseldorf, Medalha de Prata, após o Estágio Internacional de Paris, onde participou por iniciativa da A.C.M. e dela própria.
Acreditamos que, no próximo sábado, possamos ser mais uma vez felizes com a prestação da Joana Ramos, na Taça do Mundo de Varsóvia para que está convocada pela F.P.J.

17.2.10

NOTÍCIAS DO JUDO







Joana Ramos, medalha de bronze, na Hungria

Depois de uma semana de estágio, em Paris, organizado pela Federação Internacional de Judo, ( I.J.F. ) e pela Federação Francesa de Judo, custeado pelo clube, Joana Ramos, deslocou-se a Budapeste, convocada pela Federação Portuguesa de Judo, para disputar a Taça do Mundo, organização da I.J.F.
Com uma prestação de elevado nível, a Joana começou por vencer a austríaca, Tina Zeltner, pela vantagem máxima, ippon, repetindo o resultado perante a romena, Elena Mónica Ungureanu, no segundo combate.Já nos quartos de final, defrontou e venceu, wazari, a francesa Eloudi Grou, marcando ainda , yuko. Na meia-final uma penalização técnica impediu-lhe o acesso à final, dando a vantagem correspondente, yuko, à japonesa, Chiho Kagaya. Apurada para disputar a medalha de bronze, a Joana defrontou a húngara, Barbara Maros a quem venceu, wazari, marcando ainda, yuko, conquistando a medalha de bronze, confirmando o estatuto de uma das melhores atletas mundiais da categoria de – 52 Kg.
Segue-se, no imediato, o Grand Prix de Dusseldorf e a Taça do Mundo de Praga, República Checa, ainda em Fevereiro.

Marcelo Martins, medalha de bronze, no
Campeonato Nacional de Esperanças

Também no Sábado, decorreu o Campeonato Nacional de Esperanças, na Lusa Atenas.
Nele participaram os judocas da ACM, Adriana Simões, -48Kg, Tiago Botelho, -60Kg e Marcelo Martins, -66Kg.
A Adriana, realizando boas prestações, no conjunto dos combates disputados, não conseguiu ter a necessária eficácia para ir em frente, mas denotou, nos três combates disputados, uma evolução competitiva acentuada.
O Tiago chegou a ser brilhante nos dois primeiros combates que venceu. No acesso à final cedeu perante Pedro Fernandes das Construções Norte-Sul, acusando já pouca frescura física, na parte final do combate, o mesmo acontecendo no combate para a medalha de bronze que deixou escapar a 40 segundos do final do combate, quando se encontrava em vantagem no marcador.
O Marcelo esteve ao melhor nível. Vencedor dos três primeiros combates, cedeu na meia-final perante o experimentado, Sérgio Teles, do Judo Clube de Lisboa. Na disputa da medalha de bronze esteve, de novo, bem, vencendo e conquistando o direito de subir ao pódio.

Sergiu Oleinic, medalha de ouro, no Torneio Open, F.P.J..

Bronze para Teresa Silva, jovem de 16anos, no seu primeiro ano júnior.


No domingo, também em Coimbra, disputou-se o Torneio Internacional, F.P.J., Federação Portuguesa de Judo, em que participaram os acemistas,
Teresa Silva, -57Kg, Filipe Lopes, -60Kg, Ricardo Lopes, -66Kg, Sergiu Oleinic, -66Kg e Filipe Dias, -90Kg.
Com um naipe de atletas de muita qualidade, na sua categoria, a Teresa teve prestações de bom recorte técnico - táctico o que lhe valeu ascender às meias-finais onde defrontou a espanhola valenciana, Nerea Torgoman, com quem realizou um combate de muito equilíbrio, cedendo por Yuko, mas assegurando a medalha de bronze.
Filipe Lopes, da categoria de -55Kg, Júnior, no seu primeiro ano, lutou bem com Miguel Castro, da Un. Lusófona, mas a diferença de peso contou, naturalmente. Era necessário rodar, pois o Nacional Júnior acontecerá, no próximo fim-de-semana. Foi um teste positivo para o Filipe.
Ricardo Lopes esteve bem e mereceu passar à segunda fase, no seu quadro.
Filipe Dias, com pouco tempo para se treinar, apesar das suas qualidades técnicas e físicas não conseguiu superar os seus opositores, Tiago Rodrigues, do Judo Clube de S. Jorge e Ivan Gagaus do Pragal.
Sergiu Oleinic , regressado do estágio de Paris, da I.J.F., onde esteve, a expensas do clube, com Joana Ramos, esteve ao melhor nível. Vencedor dos primeiros combates, um dos quais, não tendo chegado a combater, por desistência forçada do conimbricense, Filipe Reis, defrontou e venceu, na meia-final, André Rosa da Un. Lusófona encontrando, na final, o Campeão Nacional da categoria, Tiago Lopes, a representar o Judo Clube do Algarve, mas a residir e a treinar, em Valência, Espanha. Combate muito equilibrado que levou os atletas ao ponto de ouro, após os cinco minutos do tempo regulamentar. Com um movimento muito forte, Ko-Soto-Gake, o Sergiu marcou yuko e sagrou-se vencedor conquistando a medalha de ouro da categoria.

Durante o Campeonato Nacional de Esperanças e o Torneio F.P.J. os atletas tiveram a orientação técnica de Fausto Carvalho.

Arbitraram, no sábado, Jorge Pimentel, árbitro de elite e Sergiu Oleinic, árbitro regional e, no domingo, Jorge Pimentel.

Nuno Carvalho obtém o título de árbitro internacional mundial

No mesmo fim-de-semana, durante o desenrolar da Taça do Mundo de Viena de Áustria, prestou provas para árbitro internacional, mundial, a mais elevada categoria da arbitragem mundial, o acemista, Nuno Carvalho que mereceu a aprovação da Comissão Técnica de Arbitragem da I.J.F. . Nuno Carvalho é o árbitro português, mais jovem, a alcançar a licença de árbitro internacional, que lhe dará acesso a arbitrar nas provas de mais elevado nível mundial.
Advogado de profissão é um dos técnicos responsáveis do judo da A.C.M., membro da Comissão Associativa de Graduações da A. J. D. S., membro do Conselho Nacional de Arbitragem e Secretário da Direcção da A.C.M. de Coimbra.

Joana Ramos e Sergiu Oleinic, em estágio.

Convocados pela F.P.J., estão, em Lisboa, a participar no estágio de controlo mensal, até quarta-feira, 17 de Fevereiro, os judocas da A.C.M. Joana Ramos e Sérgiu Oleinic.

Joana Ramos no Grand Prix de Dusseldorf

Na sexta-feira, convocada pela F.P.J., parte para a Alemanha a acemista, Joana Ramos, integrada na comitiva nacional, para disputar o Grand Prix de Dusseldorf, prova de importância acima da média, no contexto dos grandes eventos internacionais. Será mais uma etapa a ultrapassar e a Joana estará à altura do acontecimento, com todo o nosso apoio.

Campeonato Nacional de Juniores

No próximo sábado realiza-se, em Lisboa, o Campeonato nacional, Júnior, onde participarão os judocas da A.C.M., Teresa Silva, Filipe Lopes, Marcelo Martins.

14.2.10

Joana Ramos trouxe o bronze de Budapeste

A judoca portuguesa Joana Ramos conquistou ontem a medalha de bronze na categoria de -52 quilos da Taça do Mundo de Budapeste, ao derrotar no combate para o terceiro lugar a húngara Barbara Maros por waza-ari.
Para chegar à fase decisiva do torneio, Joana Ramos, atleta da ACM de Coimbra, venceu no seu primeiro combate a austríaca Tina Zeltner por ippon, seguindo-se triunfos sobre a romena Elena Mónica Ungureanu por yuko e a francesa Elodie Grou por waza-ari.
Na meia-final, a judoca lusa acabou por baquear frente à japonesa Chiho Kagaya por yuko.