JUDO EM ACÇÃO
ACM, DOS JUVENIS, PASSANDO PELAS ESPERANÇAS, AOS SÉNIORES:
Disputaram-se, em Coimbra, no passado Domingo, os Campeonatos Regionais de Juvenis e de Esperanças.
Foram campeonatos muito frequentados por judocas de toda a Região Centro e bem disputados onde se constatou um bom índice técnico e também competitivo por parte de alguns dos judocas presentes.
TERESA SILVA E EDUARDO SILVA, CAMPEÕES REGIONAIS
Em juvenis os Acemistas, Teresa Silva, Eduardo Silva e Filipe Lopes procuraram alcançar os resultados que lhe assegurariam o apuramento para o Campeonato Nacional do Escalão, o que sucedeu, sendo de realçar as prestações desportivas de TERESA SILVA que superou adversários mais experimentados na competição e que em cada prova demonstrou maior capacidade e determinação nos combates que realiza e de EDUARDO SILVA que regista um índice técnico acima da média. Estes jovens acemistas ao vencerem todos os combates disputados, sagraram-se Campeões Regionais de -52 Kg e - 42 Kg ; respectivamente.
JOÃO NUNES, VICE CAMPEÃO REGIONAL, ANTOINE MASSART RECOLHE BRONZE
Em Esperanças, Luís Almeida, João Nunes e João Sousa, - 55 Kg, Gustavo Andrade – 60 Kg, Antoine Massart e Rafael Duarte, - 66 Kg foram os acemistas que disputaram o apuramento para o Campeonato Nacional a disputar, em Lisboa, a 3 de Março próximo.
João Nunes, - 55 Kg realizou uma prova com grande determinação disputando a final com muito equilíbrio merecedor sorrindo a vitória ao seu opositor. O João é um merecedor Vice – Campeão Regional. Na mesma categoria de peso João Sousa -5º, Luís Almeida – 7º estão também apurados para o Nacional.
Gustavo Andrade -60 kg, como João Sousa e Luís Almeida no seu 1º ano no escalão lutou bem e o seu 7º lugar dar-lhe-à certamente passaporte para a presença no C. Nacional.
Antoine Massart e Rafael Duarte – 66Kg fizeram boas prestações tendo Rafael estado a segundos da final, enquanto Antoine se deixou surpreender no 1º combate perante Ricardo Santos do Dragão de Leiria, redimindo-se na repescagem onde venceu todos os opositores. Na disputa do Bronze, 3º lugar Antoine superou Rafael. Ambos estarão no Nacional.
Os jovens acemistas tiveram a orientação dos técnicos Fausto Carvalho e Alain Massart.
Arbitrou o Acemista Marcos Carvalho.
NOTA: Para não decepcionar a prova iniciou-se com cerca de 45 minutos de atraso, em relação ao previsto e atletas houve que chegados ás 8.30 horas para a pesagem terminaram a prova ás 15.00 horas.
LIGA DE PORTUGAL
A equipa Sénior Masculina da ACM disputou a 3ª jornada, da LIGA DE PORTUGAL, prova que decorreu, em Santarém, no Domingo, depois das 17.30 horas.
Foi grande o esforço dos acemistas envolvidos noutras frentes, alguns de regresso, na véspera, de um esforçado estágio, na Áustria.
A Equipa cumpria, no quadro da realidade presente, vencendo dois dos encontros, face a Casa de Benfica em Santarém e ao Judo Madeira, pelo mesmo resultado, 3 vitórias contra 1 dos adversários e cedendo perante o Judo Clube de Lisboa.
A 3ª jornada está agendada para 27 de Maio. A equipa apresentou-se com Sérgio Oleinic, Vladimir Oleinic, Marcos Carvalho, Hugo Ângelo e Sérgio Morais, com a orientação técnica de Fausto Carvalho e colaboração técnica de Alain Massart.
Arbitrou o acemista Nuno Carvalho, árbitro internacional, continental.
Dados os compromissos noutras acções de carácter nacional e regional a prova decorreu no final da tarde com os diversos agentes em deslocações desgastantes, mas com forte ânimo. A prova desenrolou-se com qualidade e rapidez. Menos de duas horas foi o tempo suficiente para a disputa de 13 encontros de equipas num total de 52 combates.
Assim a competição é agradável e estimulante pelo que a Sportsevents, organizadora da LIGA DE PORTUGAL merece as nossas felicitações.
ESTÁGIO NACIONAL DE ARBITRAGEM
Sábado e Domingo foi o encontro dos árbitros de Judo, durante o Estágio Nacional de Arbitragem, da responsabilidade do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Judo. O evento decorreu em Coimbra, preenchido com uma programação técnica e prática e reuniões com as comissões Associativas de Arbitragem e com os árbitros notadores nas provas nacionais.
Nuno Carvalho, árbitro internacional, Jorge Pimentel, elite e António André Alves, nacional, foram os árbitros Acemistas presentes.