CLUBE DE CAMPO "CONDE DE FOZ DE AROUCE"

ANA SOUSA E RAFAEL DUARTE, SÃO CAMPEÕES REGIONAIS
Castelo Branco recebeu no passado Sábado, os Judocas juniores da Região Centro para disputarem mais uma prova de apuramento para o Campeonato Nacional Júnior.
A associação de judo do distrito organizou o Campeonato Regional do Centro e nele participou um número acentuado de Judocas que treinam e representam os clubes da Região.
Foram seis os Acemistas presentes, alguns ainda “Esperanças”, no seu 2º ano do escalão que lhes permite a participação no escalão superior, Júnior.
JOANA RODRIGUES, VICE CAMPEÃ REGIONAL
No sector feminino as Acemistas estiveram ao melhor nível.
ANA SOUSA que experimentou a categoria, - 57 Kg, uma categoria bem representada, com 8 atletas, esteve ao seu melhor nível vencendo os cinco(5) combates que lhe coube realizar, pela pontuação máxima, sagrando-se Campeã Regional, ao vencer na Final a também acemista JOANA RODRIGUES que, vencendo a poule preliminar e a meia final, onde encontrou atletas com bastante maior experiência, acabou por vencer quatro(4) dos cinco combates disputados apenas cedendo na final para a sua companheira de treino e de clube, ANA SOUSA.
No sector masculino, RAFAEL DUARTE, - 66Kg, esteve ao melhor nível, vencendo todos os combates disputados, com grande empenho e determinação, lutando sempre com o objectivo de superar eventuais adversidades. Na Final esteve soberbo vencendo um atleta de elevado nível, num combate que teve a duração total, 4 minutos e que o Rafael venceu por um resultado técnico de Yuko (5 pontos) conseguido por uma projecção incompleta.
Com boas prestações, mas sem a mesma eficácia, estiveram JOÃO NUNES E RICARDO LOPES, em – 60Kg.
Também PEDRO ANTUNES, - 73Kg, iniciou bem, mas a 30 segundos do final do 1º combate, quando vencia com à-vontade, deixou-se surpreender e terminaria ali a sua prestação.
TAÇA DO MUNDO “SUPER a” DE PARIS
Como vem acontecendo há perto de duas décadas, dois acemistas marcaram presença, participando no Torneio de Paris, uma das provas mais ricas em qualidade e quantidade de atletas participantes.
JOANA RAMOS começou bem, a vencer a judoca Brasileira. Com a Austríaca, Sabrina, embora lutando bem, não consegui a superação.
A Adaptação à sua nova categoria de peso está a evoluir favoravelmente.
Também VLADIMIR OLEINIC iniciou bem, alcançando duas vantagens técnicas, uma delas quase definitiva, no seu 1º combate. Por razões estranhas “ausentou-se” do tapete e acabou por perder um combate praticamente ganho o que o impediu de prosseguir na prova.
NUNO CARVALHO FOI ÁRBITRO, EM PARIS
Palco sempre difícil para qualquer árbitro, pela pressão e bom conhecimento da modalidade dos milhares de Franceses sempre presentes, no soberbo Pavilhão de Bercy, NUNO CARVALHO, há bem pouco tempo ali presente como atleta, realizou um trabalho de qualidade reconhecida que o levou a ser opção para arbitrar os combates das finais. Um prémio à dedicação, aos conhecimentos e a sua postura, na modalidade, e agora, em especial, na arbitragem.
LAVAL A ETAPA SEGUINTE
No próximo SÁBADO a Judoca ANA SOUSA, seleccionada pela F.P.J., disputará o Torneio de Laval, em França. Acreditamos que alcançará boas prestações, por força do trabalho que vem realizando.
ACM MANTÉM O HÁBITO DE SUBIR AO PÓDIO
Sábado e Domingo disputaram-se, em Lisboa, o Campeonato Nacional de Esperanças e o torneio Sub- 23(dia Olímpico).
A ACM fez-se representar em ambas as provas. No Sábado participaram no campeonato Nacional de Esperanças, depois do respectivo apuramento regional, os jovens Acemistas João Nunes, Gustavo Andrade e João Sousa, -55Kg, Antoine Massart e Rafael Duarte, -66 Kg. Com grande margem de progressão os jovens Acemistas deram bons sinais de evolução técnica-tática na competição desportiva, com referência especial para as boas prestações com 4 vitórias em 5 combates disputados, de Antoine Massart que alcançou o 3º lugar numa categoria muito competitiva.
ANA SOUSA, OURO, MARCOS CARVALHO, PRATA,
SÉRGIO OLEINIC, BRONZE
No Domingo, disputaram as diversas categorias de peso, no Torneio Sub- 23(dia Olímpico), os Acemistas Ana Sousa, -52 Kg, Joana Rodrigues, -57 Kg, Sérgio Oleinic, -60 Kg, Marcos Carvalho,-73 Kg e Edson Valente, - 81 Kg.
Ana Sousa, foi igual a si própria e pode demonstrar a sua cada vez maior capacidade competitiva vencendo pela pontuação máxima todos os combates, sagrando-se vencedora indiscutível, da sua categoria.
Joana Rodrigues realizou boas prestações alcançando o 5º lugar da categoria, a provar que, disponibilizando-se, pode atingir facilmente patamares superiores.
Sérgio Oleinic num processo específico de reenquadramento de metodologia de treino físico, técnico e táctico e de adequação alimentar, esteve bem, a um passo da final, cedendo na meia final, no ponto de ouro, pela vantagem mínima para o seu adversário. Na disputa da medalha de bronze não deixou escapar o 3º lugar.
Marcos Carvalho, apostava especialmente nesta prova que julgamos ser a rampa de lançamento para a preparação dos Judocas que haverão de estar presentes no campeonato Europeu, Sub-23. Esteve bem vencendo todos os encontros pela pontuação máxima, cedendo na final perante um outsider (atleta, Diogo César, da categoria de – 66 Kg) tendo se ressentido, ligeiramente, de uma lesão recente. A medalha de prata é o mérito do trabalho cuidado que o Marcos bem realizando, apesar de se encontrar em plena época de exames, na sua actividade de aluno brilhante de Medicina.
Edson Valente, numa categoria acima da que se proponha participar foi vencedor de dois combates, um nas eliminatórias, outro na repescagem, alcançando o 7º lugar entre 21 participantes.
Os judocas Acemistas tiveram o apoio dos técnicos, Prof. Hugo Ângelo e Prof. Alain Massart.
Arbitraram os Acemistas, Nuno Carvalho, árbitro Internacional Continental, também Notador, Jorge Pimentel, árbitro de elite e André Alves, árbitro nacional.
No BRISTISH OPEN, a Judoca Acemista Joana Ramos, na sua primeira prova na categoria de – 57Kg que assumiu para futuro, devido a razões se saúde e consequentemente desportivas, realizou uma prova de grande qualidade, apesar de algum nervosismo de que se sentiu atingida.
Disputaram a categoria 20 atletas provenientes de 8 Países, tendo a Joana vencido três dos combates disputados, apenas, cedendo na final para uma atleta estadunidense americana.
São boas as perspectivas da Joana, num percurso que não vai ser fácil, até Pequim, 2008.
Joana Ramos e Vladimir Oleinic, são os dois acemistas convocados pela FPJ, para participarem na Taça do Mundo “ Super A” de Paris, a decorrer no próximo fim de semana, em Bercy. Prova tida como o evento mundial de maior referência depois dos jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e campeonatos Continentais, designadamente o Campeonato da Europa, sempre a ACM pode contar desde o inicio da década de 90, com atletas seus a disputar o Torneio, onde Sandra Godinho subiu ao pódio, pela medalha de Bronze alcançada no ano de 1993.