JOÃO NETO, MEDALHA DE PRATA,
NA TAÇA DO MUNDO, EM ROMA
Após um período de menor rendimento desportivo, fruto de lesões impeditivas de um treino regular e sistemático com as exigências das grandes competições europeias e mundiais, João Neto ressurge, após um trabalho de muita paciência, perseverança e especificidade de treino desenvolvido, nas últimas semanas, no clube, na A.C.M.
Roma terá sido, assim o consideramos, o momento da transposição para a caminhada exigente que nos aguarda até Pequim, 2008.
Há que ter em conta o equilíbrio do nível dos atletas da categoria, - 81 kg, facto que pode ser facilmente constatável fazendo a comparação com os resultados de Roma e do campeonato da Europa, há três semanas em Belgrado. Dos atletas agora presentes em Roma e classificados no Campeonato da Europa, nenhum se classificou, designadamente o Campeão da Europa, 2007.
A medalha de prata de João sabe a pouco. O João a 20” do fim, vencia por boa vantagem, Wasari (7 pontos, num máximo de 10) o seu adversário. Mas aos 10” do combate quando projectou o seu adversário, o combate deveria ter terminado porque o João marcou IPPON (10 pontos) e não Wasari, como lhe foi contabilizado.
Se tudo caminhar normalmente, sem incidentes de maior, o João fará um excelente percurso no futuro próximo.
Na véspera, Sábado, Vladimir Oleinic, -73 kg, também desentorpeceu retomando o caminho iniciado em Varsóvia, em Março, vencendo dois combates e cedendo outros tantos, o que lhe valeu o 9º lugar e a soma de 4 pontos na lista classificativa para Pequim, 2008. Acreditamos na sua franca melhoria de eficácia, dado ter condições para o conseguir.
JOANA RAMOS, EM VEJEN, DINAMARCA
Joana Ramos, a outra acemista envolvida na caminhada para Pequim, 2008, em Vejen disputou a Taça do Mundo, da Dinamarca, na categoria de – 57 kg.
No seu primeiro combate enfrentou a campeã da super-taça do Mundo, de Hamburgo, 2007. Após duas projecções à sua adversária, indevidamente não contabilizadas, disputou o PONTO DE OURO. A Joana esteve sempre em atitude de ataque ao contrário da sua opositora. Findo o tempo total, 10’ e pedida a decisão à equipa de arbitragem, decidiram por 2 contra 1 a favor da atleta polaca. Injusta a decisão, mas a certeza de que a Joana tem condições para, na sua nova categoria de peso, alcançar os objectivos pretendidos.
MOSCOVO, A SUPER-TAÇA DO MUNDO,
QUE AGUARDA OS JUDOCAS ACEMISTAS,
JOÃO NETO, VLADIMIR OLEINIC E JOANA RAMOS
Em Moscovo, 5 e 6 de Maio, os três acemistas voltam a esgrimir argumentos com vista a alcançarem os melhores resultados possíveis. Mais uma etapa espinhosa onde os judocas conimbricenses irão dar o seu melhor procurando atingir os seus objectivos desportivos. Estamos certos que o conseguirão.
OS MAIS JOVENS ACEMISTAS CONTINUAM EM ACÇÃO
DE FORMAÇÃO NA COMPETIÇÃO DESPORTIVA
Depois de Alcanena onde tiveram boa atitude desportiva e alcançaram excelentes prestações alguns dos mais jovens judocas acemistas participaram no IV Torneio dos Carvalhais onde, de novo, mostraram os seus conhecimentos técnicos e apetência para a competição desportiva, pedagogicamente orientada.
Sob a orientação do treinador, Hugo Ângelo, os jovens acemistas registaram as seguintes prestações:
· 7 ANOS – Nuno Tomás Araújo, 2º, João Teixeira e Júlio Pacheco, 3ºS ;
· 8 ANOS – João Botelho e João David, 2ºS;
· 10 ANOS – Pedro Sousa, 1º;
· 12 ANOS – Rui Silveirinha, 1º e Tiago Botelho, 3º.
FORMAÇÃO TÉCNICA, NO ENTRONCAMENTO
Organizado pela A. J. D. de Santarém decorreu, no Entroncamento, um Estágio de Informação Técnica, sob a coordenação e orientação técnica do Responsável Técnico da A.C.M., Dr. º Fausto Carvalho.
Durante cinco horas e meia os treinadores, monitores e judocas com graduação de 1º KYU e DAN, melhoraram as suas execuções técnicas e observaram novos movimentos, nas áreas do GORYO, do KATAME – WASA, do NAGE – NO – KATA e do KATAME – NO – KATA.
Proveitoso e necessário à evolução técnica de cada judoca.
Estiveram presentes, para além de Fausto Carvalho, os acemistas, Nuno Carvalho, em função de apoio técnico, Marcos Carvalho, Sergiu Oleinic, José Araújo e Ricardo Morais.