29.9.06
28.9.06
ELEIÇÕES NA ACM
OURO PARA JUDOCA ACEMISTA
Decorreu em Oviedo a disputa do VII Trofeo Internacional de Judo “San Mateo”, prova pontuável para o Campeonato da Europa, Sub. 23.
Joana Rodrigues, Sérgio Olienic, Marcos Carvalho e Edson Valente, foram os quatro judocas da A.C.M. presentes e participantes, acompanhados pelo técnico responsável da A.C.M.
Com um grupo de judocas espanholas de primeira água na sua categoria, - 57Kg, Joana Rodrigues teve prestações relevantes, mas sem possibilidades de êxito, perante as duas opositoras que lhe couberam.
Em -60Kg, Sérgio Oleinic, emergiu física, técnica e psicologicamente, em relação à sua participação na semana anterior, no Trofeo S. Lourenzo, em Valladolid, com prestações de elevado nível, vencendo os seus opositores, encontrando-se na meia final, com o difícil atleta espanhol, Ruben e, na final, um dos atletas mais seguros e de maior sucesso, na categoria, o português, Nuno Carvalho, açoreano.
Um troféu merecido pelo esforço e vontade de alcançar o sucesso desejado.
Marcos Carvalho, em -73Kg ia fazendo uma prova brilhante, alcançando a meia final, ficando a um passo da final, nesse seu terceiro combate, cedendo para o espanhol David Flecha.
Automaticamente apurado para disputar a medalha de bronze, 3º lugar, foi realizando um combate com muito saber, vontade e segurança perante o português, seleccionado pela F.P.J., Hugo Messias. A menos de 40 segundos o Marcos vencia o seu opositor por dois yukos e dominava técnica e fisicamente o combate. Uma paragem de fracção de segundo permitiu um ataque do Hugo e a medalha de bronze ficou na posse do seu opositor, Hugo Messias, que soube aproveitar o momento certo. Marcos foi 5ºLugar.
Em -81Kg, Edson Valente, quando vencia o seu segundo combate com o espanhol Juan Gomez, lançou-se para o solo, disso aproveitando o seu opositor que, de imediato, recebeu a vitória da equipa de arbitragem, tecnicamente bem atribuída.
Estes jovens demonstraram clara evolução desde o reinicio da sua actividade, em finais de Agosto e espera-se que alcancem boas prestações e bons resultados na competição que se segue, no próximo fim-de-semana, a Taça K. Kobayashi, a realizar em Coimbra, organizada pela Federação Portuguesa de Judo.
27.9.06
TÉNIS DE MESA
CAMP. NAC. 2ª DIVISÃO - 1ª JORNADA
C.T.M. MIRANDELA, 2 - A.C.M. COIMBRA, 4
A.C.M. VENCE E CONVENCE EM MIRANDELA
Realizou-se no passada Sábado a 1ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Ténis de Mesa com a ACM de Coimbra a vencer em Mirandela diante do Clube de Ténis de Mesa de Mirandela por 4-2.
A equipa de Coimbra regressou ao segundo escalão da modalidade após ter sido despromovido da 1ª divisão na passada temporada numa altura em que a modalidade se está a tornar 100% profissional em praticamente todas as equipas militantes nesta divisão, o que torna a tarefa deste grupo mais complicada porquanto praticam a modalidade apenas como "hobbie", não deixando por isso de continar a obter títulos nacionais e internacionais nas mais diversas provas.
Os acemistas apresentam na presente temporada possivelmente a melhor equipa de sempre, composta pelo treinador/jogador campeão colombiano Paúl Diaz, pelo 8º ano consecutivo ao serviço da ACM, pelos irmão Gonçalo e Sérgio Castanheira, por Ricardo Bispo e pelo novo reforço madeirense Rafael Pedra, ex-ACM da Madeira que se encontra a estudar Direito na Universidade de Coimbra.
O objectivo para a presente época é obviamente o regresso à 1ª divisão, sendo para isso obrigatório a conquista do 1º lugar no final neste Campeonato, onde são favoritos juntamente com as equipas do CD Marco e do GC Valbom.
Nesta 1ª jornada a ACM entrou com o pé diretio num encontro que até se previa maior dificuldade porquanto a equipa de Mirandela apresentava o atleta chinês Tan Linan - campeão nacional da 1ª divisão no ano passado pelo CD São Roque da Madeira, que foi vencido pela segunda vez consecutiva pelo colombiano Paúl Diaz logo no primeiro jogo do desafio. Gonçalo Castanheira e Rafael Pedra mostraram também que os atletas nacionais da ACM são superiores aos da equipa de trás-os-montes, justificando por completo o triunfo que até poderia ter sido pelo resultado máximo de 4-0 caso a ACM tivesse apresentado a sua melhor dupla no encontro de pares.
No próximo Sábado pelas 15H a equipa de Coimbra recebe na sua sede sita na Rua Alexandre Herculano a equipa da AR Canidelo da cidade do Porto, encontro que se prevê de relativa facilidade para os acemistas.
Ficha do Jogo
CTM Mirandela, 2 - A.C.M. Coimbra , 4
Tan Linan, 2 - Paúl Diaz, 3: 11-4, 1-11, 6-11, 11-8, 7-11
João Lopes, 1 - Rafael Pedra, 3: 9-11, 11-5, 5-11, 11-13
Jorge Tito, 0 - Gonçalo Castanheira, 3: 9-11, 7-11, 7-11
Tan/Tito, 3 - Paúl/Sérgio, 1: 11-6, 11-7, 10-12, 11-9
Tan Linan, 3 - Rafael Pedra, 0: 12-10, 11-5, 11-8
Jorge Tito, 0 - Paúl Diaz, 3: 2-11, 6-11, 18-20
26.9.06
ESCOLINHA ACEMISTA DE FUTEBOL
A mais nova actividade da Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra foi ontem apresentada. Coordenada por Francisco Oliveira, a escolinha de futebol abrirá portas no próximo dia 2 de Outubro. Durante três dias por semana, as crianças entre os cinco e os 10 anos de idade terão oportunidade de tomar contacto com as mais elementares regras do "desporto- -rei". Para tal, o responsável irá contar com o apoio dos técnicos Vítor Manuel e José Viterbo e do ex-árbitro Ramiro Santiago.
Na conferência de Imprensa, Francisco Oliveira reconheceu que as perspectivas são boas, já que o "interesse demonstrado tem sido grande". As aulas das escolas (cinco e seis anos de idade) e dos infantis (dos sete aos 10 anos de idade) terão lugar no pavilhão existente na sede do ACM à segunda, quarta e sexta--feira entre as 17H30 e as 19H15. "Um espaço acolhedor para receber este tipo de actividades", afirmou.
O objectivo, segundo Vítor Manuel, é dar a conhecer aos jovens "o que é o futebol e as principais regras". "Não queremos que saiam daqui craques - até poderá acontecer -, mas mais ricos em termos de formação desportiva", referiu. De acordo com o técnico e actual comentador da SportTV, a formação "é um aspecto muito importante", devendo ser tida em conta nas idades com que se irá trabalhar. No fundo, e como reconheceu o coordenador, "queremos formar as crianças como pessoas".
Quem não poupou elogios ao responsável foi José Viterbo. O treinador do Sourense considerou Francisco Oliveira um jovem "que sabe e quer ensinar" os mais novos. "E, nestas idades, isso é muito importante", reconheceu.