ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE COIMBRA

26.3.09

CARTA DA SECÇÃO DE JUDO AO "DIÁRIO DE COIMBRA"

CARTA AO DIÁRIO DE COIMBRA


TEMA: TORNEIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL



Exmo. Senhor Director:


Lemos no Diário de Coimbra, jornal de que somos leitores e assinantes, enquanto Instituição, e de que muitos associados são também assinantes, a noticia que publicou, no Domingo, 22 de Março de 2009, sobre o Torneio Internacional de Portugal, de judo para atletas juniores, sub.20, aberto aos judocas Esperanças, no seu 2º ano de Escalão (16 anos), que decorreu no Pavilhão Multidesportos, em Coimbra, no passado fim de semana, Sábado e Domingo.

A notícia refere alguns atletas conimbricenses que participaram no evento, judocas de dois clubes de Coimbra, AAC e JCC. Não refere TERESA SILVA, EDUARDO SILVA, FILIPE LOPES (atletas ainda Esperanças), GUSTAVO ANDRADE e ANTOINE MASSART (no seu 1º ano júnior) e PEDRO ANTUNES (no seu 3º e último ano júnior), todos conimbricenses, associados e praticantes de judo da ACM de Coimbra e todos como os seus colegas dos outros clubes a representarem, Portugal A e Portugal B, nesta prova Internacional, bastando para o confirmar, consultar as Folhas de Prova, das diversas categorias que disputaram.
Mais uma vez, certamente por mera coincidência, os judocas de Coimbra, da ACM, são esquecidos.
Esta forma de informar não nos parece ser, e dizemo-lo com amargura, aquela a que nos habituaram, ao longo de décadas, como marca deste ilustre jornal diário, rejeitando o mínimo desvio discriminatório ou censório.
Continuamos a considerá-lo, desse modo, mas, julgamos que, nesta vertente, algo está a correr mal com claros desvios ao conceito.
É sempre tempo de proceder aos acertos se assim se quiser, mas apelamos a que o que está mal, se afinal está, não se eternize.

Aproveitamos para referir que os judocas da ACM, que representaram no TIP, as selecções de Portugal A e Portugal B, apesar da sua juventude, tiveram boas prestações, sendo que Pedro Antunes, na categoria de -81 Kg, foi um dos dois Portugueses melhor classificados, com um honroso 7º lugar.

Com os nossos respeitosos cumprimentos e
Cordiais Saudações Desportivas.

24.3.09

NOTÍCIAS DO TÉNIS DE MESA


17.3.09

JUDOCAS DA ACM NO PORTO E MÁLAGA

Judocas da ACM

PORTO

Os “pipoquinhas” da ACM, estiveram este Sábado, no Porto a participar no Torneio de Judo, Infantil-Juvenil, organizado pelo Colégio das Escravas do Sagrado Coração de Jesus.

Muitos pais e outros familiares acompanharam os dezoito “atletas” que, sob a orientação do responsável técnico, Dr. Fausto M. de Carvalho, mostraram as suas “habilidades” e capacidades, na modalidade.

Uma jornada de bom convívio numa delegação que envolveu cerca de quatro dezenas de acemistas, entre praticantes, responsável e familiares.

Estes “pipoquinhas” já são capazes de se assumir como pretendentes a voos futuros de qualidade.

Deixamos para registo as classificações alcançadas:
5 Anos
João Santos
Medalha de boa execução técnica
6 Anos
Ana Catarina Santos
1º Lugar

Bernardo Tralhão
1º Lugar

João Pires
Mário Loureiro
2º Lugar
3º Lugar

7 Anos
Vasco Baptista
1º Lugar

Manuel Loureiro
Diana Valença
2º Lugar
3º Lugar

Diogo Cabaço
3º Lugar
8 Anos
João Andrade
1º Lugar

Joaquim Ferreira
3º Lugar
9 Anos
João David Fernando
1º Lugar

Tiago Stricker
2º Lugar

Inês Tralhão
3º Lugar

11 Anos
Miguel Rodrigues
3º Lugar

12 Anos
Fábio Marques
1º Lugar

13 Anos
Miguel Borges
1º Lugar

Jorge Matos
3º Lugar

MÁLAGA

ANA SOUSA, CAMPEÃ EM MÁLAGA


Convocados pela F.P.J., Ana Sousa e Sergiu Oleinic disputaram as categorias de -52 kg e -66 kg, no Torneio Internacional de Málaga, realizado no passado sábado.

Na sua categoria, Ana Sousa, realizou uma prova de grande qualidade, com um percalço no seu primeiro combate, mas com uma recuperação, em pleno, que lhe garantiu a vitória final, tendo que ultrapassar atletas de muito valor.

Em -66 kg, Sergiu Olienic, com duas vitórias e duas derrotas, ficou aquém das expectativas e das suas aspirações, na categoria, mas irá recuperar rapidamente de algumas questões que vão para além da prática desportiva, dadas as suas inegáveis capacidades e potencialidades.

TORNEIO INTERNACIONAL JÚNIOR

No próximo fim de semana, uma dezena de jovens atletas da ACM, participarão no Torneio Internacional Júnior, a realizar, em Coimbra, no Pavilhão Multidesportos.

Agrada-se que tenham prestações de boa qualidade, na linha das intervenções que vêm tendo.

10.3.09

CAMPEONATO NACIONAL UNIVERSITÁRIO EM COIMBRA


Judocas da A.C.M., Campeões Nacionais


No Pavilhão, Multiusos, em Coimbra, decorreu, este domingo, 8 de Março, o Campeonato Nacional Universitário da modalidade do Judo, que teve como aliciante ser prova exigível para a participação dos atletas classificados, nas UNIVERSÍADAS. Fica- se a aguardar que os Responsáveis tutelares do Desporto Universitário, em articulação com o(s) competente(s) Departamento(s) governamental(is),não frustrem o empenho e as expectativas dos atletas e de todo o movimento associativo que lhes dá o necessário suporte, no dia a dia.

Ana Sousa, Sérgiu Oleinic e Pedro Antunes são Campeões Nacionais

Prova para atletas Universitários e do Ensino Superior, em geral, reuniu desportistas de diversas Academias do País.

Previa-se a participação de cerca de uma dezena de Acemistas , mas, ou devido à condição de alunos ,em Erasmus, ou por ataque gripal, ou em recuperação de lesão, foram três os jovens atletas da A.C.M., estudantes da Universidade de Coimbra, que disputaram as categorias de -52kg (femininos) , -66kg e -81kg (masculinos).

Em -52kg Ana Sousa, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade, Coimbra, defrontou e venceu, pela pontuação máxima, as suas opositoras, Inês Cunha, da U.P. e Patrícia Simões da U.L., demonstrando o seu bom momento de forma, com a execução de movimentos técnicos de qualidade e eficácia. Sagrou-se, com naturalidade, campeã nacional universitária.

Em -66kg,Sérgio Oleinic, estudante da Faculdade de Letras da Universidade , Coimbra iniciou a sua prova vencendo o portuense, do I.P.P.,Fernando Andrade por Ippon. Nas meias-finais defrontou, Francisco Bernardo, da AEFCML, vencendo, igualmente por Ippon, com a execução de um bonito movimento técnico. A Final era aguardada com boas expectativas. O seu adversário, João Rodrigues da U.N.L., que vinha realizando uma prova excelente, é atleta com muita experiência competitiva, que algumas vezes se desloca a Coimbra, por razões sentimentais, e treina na A.C.M..O Sérgio foi confiante para disputar o combate da final e demonstrou sempre que era a vitória que pretendia. Controlou o combate e marcou a vantagem de Yuko, antes de executar o gesto técnico que valeu Ippon, alcançando o título de, campeão naciona universitário.

Em -81kg, Pedro Antunes, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, começou por vencer, Diogo Godinho, da A.A.U.L.H.T.,pela vantagem técnica de Wazari. Nos quartos de final defrontou o açoriano, Miguel Medeiros, da A.A.U.AÇ.,
atleta muito poderoso, que venceu pela vantagem máxima, Ippon. Nas meias-finais venceu, João Fernandes, da A.A.C.,Academia da Universidade de Coimbra, também por Ippon .Na final teve como opositor o espanhol, Eduardo Perdono, da A.A.C. Com a
sua concentração em ponto alto, o Pedro, conduziu bem o início do combate e, num ataque muito forte projectou, em Ippon , o seu oponente, sagrando-se campeão nacional universitário.

Os judocas da A.C.M., como todos os que são estudantes da Universidade de Coimbra, representaram a sua Universidade, através da A.A.C., de cuja Academia fazem parte.

Por que os atletas o merecem e se tratou de um Campeonato Nacional Universitário seria de esperar um bem diferente quadro de árbitros. A jovens árbitros ou a árbitros com tão pouca prática reconhecida não se pode, porventura, exigir mais, mas teriam que ser enquadrados por árbitros com mais experiência e qualidade técnica, para se evitarem erros clamorosos que, alguns deles, desvirtuaram e outros, poderiam ter desvirtuado a verdade desportiva do resultado alcançado. E, no recinto, encontravam-se alguns desses árbitros,designadamente internacionais. Com estes presentes e, ou outros do mesmo nível estavam aqueles mais apoiados e teriam melhores prestações, alguns dos intervenientes.

Também os Regulamentos apontam para que as equipas de arbitragem sejam constituídas por árbitros não afectos (clubes) aos atletas, em cada combate em que participam.
Ora, combates houve arbitrados por dois árbitros afectos a um dos competidores, o que, a dada altura gerou confusão e troca azeda de argumentos.

Tais situações eram, naturalmente, evitáveis com uma organização mais cuidada.

Ana Sousa e Sérgio Oleinic, convocados para Málaga

No próximo fim de semana, os judocas da A.C.M., Ana Sousa e Sérgio Oleinic, disputarão o Troféu Internacional “cidade deMálaga”,convocados pela Federação Portuguesa de Judo, esperando-se, dada a boa condição técnica e física que apresentam, resultados positivos das suas prestações.

5.3.09

RUI SILVEIRINHA VENCEDOR DO OPEN DE LISBOA


Sábado, 28 de Fevereiro os jovens judocas da ACM estiveram, em Lisboa, a disputar o OPEN de Juvenis, no Pavilhão do Estádio 1º de Maio.
João Soares e Rui Silveirinha foram os atletas da ACM e únicos participantes de Coimbra, na Prova, que reuniu cerca de duas centenas de jovens competidores.
Integradas na categoria de – 60 kg, do escalão de Juvenis II, 14 anos de idade, João Soares fez a sua estreia nas andanças competitivas com uma prestação positiva.
Rui Silveirinha, jovem com experiência de participação em Torneios anteriores, nacionais e internacionais, superou os seus 4 opositores da poule preliminar, apurando-se directamente, para as meias-finais, que venceu alcançando o direito à disputa da final.
Perspectiva-se um combate muito equilibrado, dada a experiência do seu opositor, do Sport Lisboa e Benfica, mas o Rui, em bom momento, acabou por vencer, o seu opositor, com relativa à vontade, marcando IPPON, num movimento de apreciável qualidade técnica, pela rapidez e oportunidade de execução, em SUMI-GAESHI; alcançando o primeiro lugar na categoria.